Melhorar a eficiência do consultório médico melhora a satisfação do paciente e aumenta os resultados financeiros da sua prática. Esta lista inclui as cinco principais maneiras de reformar o fluxo de pacientes e aumentar a receita.
1. Identifique áreas de perda de tempo (oportunidades de eficiência!)
Sua prática pode atender mais pacientes se você melhorar o fluxo de pacientes e ter um bom plano de marketing médico.
Para identificar áreas de perda de tempo, crie um mapa de fluxo do paciente . Muitos softwares de prática médica têm recursos que rastreiam o movimento do paciente, mas você também pode fazer isso facilmente.
Na criação de um site médico, crie um layout de seu consultório e trace o caminho típico de seu paciente pelo consultório e identifique quanto tempo eles passam em cada local.
Pense em maneiras de reduzir o tempo perdido, como criar uma pequena sala de espera secundária para as pessoas usarem enquanto aguardam os resultados do laboratório, para que você não tenha que encaminhá-los ou preencher a papelada com antecedência.
Automatize o faturamento e o check-out para que os pacientes não tenham que negociar com sua recepcionista ao sair. Sua recepcionista pode se concentrar em tarefas importantes do escritório, e o paciente pode deixar seu consultório de forma rápida e sem dor.
2. Faça com que os pacientes preencham a papelada com antecedência
A coleta do histórico médico adiciona uma parte significativa do tempo ao processo de consulta. Juntamente com a pilha inevitável de formulários de nomeação, a papelada prejudica a eficiência.
Com software médico avançado, os pacientes podem preencher formulários e planilhas de histórico médico online antes da consulta, economizando tempo para todos os envolvidos.
Se o seu consultório atende 20 pacientes por dia e cada consulta dura uma hora, você dedica 20 horas ao atendimento ao paciente por dia. Se os pacientes completarem seus históricos médicos em casa, o tempo médio de consulta diminuirá em 10 minutos, dando ao seu consultório 3 horas extras para atender mais pacientes!
A papelada pré-compromisso impacta a eficiência de forma semelhante. Se um paciente passa o início da consulta preenchendo formulários, o médico não pode atendê-los tão rapidamente. Isso faz com que o médico se atrase para ver o próximo paciente e o paciente depois disso.
Se a integração com o portal do paciente parecer demorada e cara, diga aos pacientes para chegarem mais cedo. Se sua recepcionista marcar um paciente para uma consulta às 9h, instrua-o a chegar às 8h45. Não peça a eles que cheguem mais cedo – mesmo pacientes bem-intencionados chegarão mais perto do horário “real” de sua consulta. Diga a eles que o compromisso é às 8h45.
3. Faça procedimentos – e siga-os!
Procedimentos detalhados e concisos economizam tempo. Se cada membro da equipe tiver uma lista de etapas e protocolos, eles não perderão tempo determinando o curso de ação adequado para cada situação.
Por exemplo, suponha que você não tenha diretrizes sobre o agendamento de consultas com o paciente. Se um médico pede à recepcionista para abrir espaço na agenda para um paciente, a recepcionista perderá tempo procurando uma vaga aberta e mudando os compromissos.
Os procedimentos economizam tempo porque tomam decisões para sua equipe. Em caso de dúvida, eles olham para suas orientações e podem resolver qualquer problema.
4. Automatize sua prática
Muitas vezes, a tecnologia pode concluir tarefas mais rapidamente do que a equipe de escritório. Encontre e integre um Software de automação hospitalar para aumentar a eficiência de sua prática.
Em vez de fazer com que o atendimento agende e fature pacientes, use um portal de pacientes e permita que os pacientes lidem com a papelada e agendamentos sozinhos. O front office atua como um recurso de solução de problemas, mas é quase sempre livre para lidar com outras tarefas.
Alguns softwares rastreiam o desempenho, o que torna mais fácil ver onde você está perdendo tempo no escritório. O rastreamento de desempenho auxilia na criação dos mapas de fluxo do paciente mencionados acima.
Os softwares podem até diminuir o tempo de espera no laboratório. Os pacientes podem ir para casa e ver confidencialmente os relatórios do laboratório em seu computador doméstico ou smartphone.
5. Delegar tarefas
Alguns estudos psicológicos descobriram que a multitarefa efetivamente mata a produtividade. O cérebro multitarefa precisa alternar constantemente entre os diferentes modos e se reajustar.
Sua equipe de escritório não deve realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Isso não significa que uma recepcionista não possa atender telefones e cumprimentar pacientes. Significa que um médico não deve atender telefones ou marcar consultas e uma recepcionista não deve entregar resultados de laboratório aos pacientes.
Cada membro de sua equipe deve ter uma lista finita de tarefas que devem ser concluídas todos os dias. Essa lista melhora o rastreamento da eficiência e mantém o funcionário informado sobre suas expectativas.
Se você não tem ninguém em seu escritório especializado para algumas tarefas, a terceirização é uma ótima maneira de reduzir a carga sobre sua equipe e aumentar a eficiência.